TAJ Curitiba aposta em experiência autodidata e sensorial para se tornar referência em whisky no Brasil
Drinks & Foods · 30 de junho de 2025
Com mais de 20 anos de história, o TAJ Curitiba apresenta um novo projeto que promete elevar a cultura do whisky no país a um novo patamar. A casa lança no dia 02 de julho uma proposta inédita: uma jornada sensorial, autodidata e acessível que oferece ao público uma imersão profunda no universo da bebida — com uma das maiores cartas do Brasil, composta por até 130 rótulos nacionais e internacionais.
Pensando na dinâmica intensa de um bar como o TAJ — com mais de 250 lugares e alto fluxo diário —, a equipe criou uma metodologia autodidata que substitui com excelência a presença de sommeliers em cada mesa. O objetivo é democratizar o acesso ao destilado e tornar a degustação técnica possível, prática e envolvente mesmo em um ambiente agitado.
A curadoria do projeto que prevê elevar o nível de experiência em cartas de whisky é do Pablo Moya. Apaixonado por cultura etílica e responsável por diversas iniciativas criativas do TAJ ao longo dos anos, Pablo mergulhou no universo da bebida com o objetivo de torná-la mais acessível, didática e instigante. A metodologia autodidata criada por ele foi pensada para educar sem intimidar, e tem como base o equilíbrio entre sofisticação e simplicidade.
A experiência inclui: Flight (régua) com 3 whiskies de 25 ml cada, com ordem indicada para degustação, trazendo cards com imagens e informações dos rótulos; QR Code que dá acesso a conteúdo complementar e educativo e Kit sensorial completo, com: Água mineral com conta-gotas, para liberar camadas aromáticas da bebida; Grãos de café para "limpar" o olfato entre os rótulos; Lascas de maçã verde e biscoito neutro para neutralizar o paladar e Lupa para leitura de rótulos, pensada especialmente para atender também o público mais velho.
A seleção de whiskies traz rótulos americanos, blendeds, single malts, japoneses, brasileiros e irlandeses — com curadoria especializada e potencial para atualizações constantes. O acervo também contará com edições raras e exclusivas, disponíveis para venda direta no bar por meio de uma loja própria de garrafas.
Mais do que uma ação de branding, o novo projeto reafirma o DNA inovador do TAJ, ao unir entretenimento e educação em uma experiência que transforma o consumo em aprendizado. “Queremos mostrar que whisky não é um universo restrito. Com as ferramentas certas, qualquer pessoa pode entender, experimentar e se apaixonar pela bebida”, afirma Pablo Moya, idealizador do projeto.
O consumo de whisky no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, consolidando o país como um dos principais mercados globais para a bebida. De acordo com dados da ata Bridge Market Research - uma empresa de pesquisa de mercado e consultoria - espera-se que o mercado alcance US$ 98,48 bilhões até 2031, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,56% entre 2024 e 2031.
Esse aumento no consumo reflete uma mudança nos hábitos dos brasileiros, que têm demonstrado maior interesse por bebidas premium e experiências de degustação mais sofisticadas. O recente reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) do whisky escocês no Brasil, ocorrida em junho de 2024, reforça essa tendência ao garantir a autenticidade e a qualidade dos produtos comercializados no país. Segundo o Ministério de Negócios e Comércio do Reino Unido, essa medida pode impulsionar a economia brasileira em aproximadamente R$180 milhões nos próximos cinco anos, facilitando a importação e a variedade de whiskies escoceses disponíveis para os consumidores locais.
Sobre o TAJ
Inspirado na cultura indo-asiática, o TAJ Curitiba é um dos bares mais premiados do Brasil, reconhecido por sua gastronomia contemporânea (de sushis a massas), carta de drinks autorais, vinhos e agora uma das maiores seleções de whisky do país. Com ambientação sofisticada e programação musical com DJs residentes, o bar une alta performance gastronômica, coquetelaria e lifestyle, tornando-se referência em experiências completas para o público premium.