LABmoda 2023 se transforma em festival com 11 atrações musicais


Moda & Beleza · 27 de outubro de 2023

Entre os dias 26 e 29 de outubro acontece no Museu Oscar Niemeyer a 12ª edição do LABmoda. Neste ano, o tradicional evento curitibano de marcas autorais será palco de 11 atrações musicais. Os shows selecionados vêm de diferentes partes do país para compor a programação multicultural dos quatro dias de festival, que terá também performances artísticas, além de mais de 30 expositores de vestuário e acessórios. 

Na quinta-feira (26), noite de abertura do LABmoda 2023, o duo Tangerim, formado pelos curitibanos Angelo Signori e Bruno Beltrão, se apresenta às 20h30. Durante os quatro dias de evento, serão nove apresentações de artistas de Curitiba e Região Metropolitana: Bruna Pena, Castel, Kerodrama, Klüber, Liva, Peci, Rubia Divino e Tangerim, além da baiana Lou Garcia, que hoje vive em Curitiba. As outras duas performances virão de São Paulo (Tagua Tagua e O Grilo).

O LABmoda surgiu para dar visibilidade a pequenas marcas e estimular o consumo da moda local, e hoje é uma vitrine de trabalhos autorais diversos. “Todo nosso conceito se sustenta nos pilares da qualidade, autenticidade e sustentabilidade, e agora expandimos para além da moda”, conta o diretor do LABmoda, Rafael Perry. Para fazer a curadoria dos shows, Perry recrutou o fundador do espaço Arnica Cultural, Rodrigo Chavez. 

“Nós fazemos esse trabalho de pesquisa continuamente e buscamos estar à frente do que o mercado está olhando. Queremos encontrar artistas em ascensão e apresentá-los para o público”, compartilha Rodrigo. Além da qualidade musical, também foram considerados aspectos de diversidade e representatividade. Dentre os shows da programação, 4 são de artistas convidados e 6 foram selecionados por meio de  edital. 

A designer e professora de moda Mariah Salomão, curadora das marcas expositoras, comemora a inclusão das apresentações artísticas no LABmoda: “O repertório dos criadores nasce de diversas fontes, inclusive nas artes e na música, afinal o começo do processo criativo é a inspiração”, conclui Mariah. “Criamos um festival onde as pessoas não vão apenas para ver moda, mas também para se expressar” celebra também Perry.

O LABmoda 2023 é apresentado pela Electrolux e Ministério da Cultura.

 

Serviço

LABmoda 2023

Programação completa em https://www.labmoda.com.br/ 

Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON)

Dias 26 a 29 de outubro

 

Horários

Quinta-feira (26), das 18h às 22h

Evento de abertura para convidados ou com ingressos antecipados pelo site do LABmoda

 

Sexta-feira (27), das 14h às 22 h

Entrada franca até 18h. 

 

Sábado (28), das 10h às 22 h

Entrada franca até 18h.

 

Domingo (29), das 10h às 20h

Entrada franca até 16h

 

Ingressos: 

Inteira: R$ 20 

Meia: R$ 10 para estudantes, idosos ou em troca de uma camiseta em bom estado - as peças serão doadas e utilizadas em um projeto de upcycling

 

Programação de shows

 

Tangerim (26 de outubro às 20h30)

Angelo Signori e Bruno Beltrão  se conheceram aos 15 anos de idade e fazem música juntos desde então. Ambos curitibanos, eles tem um forte laço de amizade, que permite que estejam sempre conectados pela paixão de compor e produzir. Desde 2018, eles dividem as vozes principais na Tangerim. 

 

Castel (27 de outubro às 15h30)

Castel é a fusão da pesquisa de Denusa Castellain e Luís Fernando Diogo, ambos apaixonados pela linguagem da música eletrônica e experientes cameristas. Sua sonoridade combina os timbres da flauta transversal, bateria e beats, fundindo elementos de Neo Soul, Hip Hop, Lo-fi, improvisação e música afro-brasileira. A união do vanguardismo tecnológico com a tradição dos instrumentos cria uma experiência atemporal, onde o ouvinte é envolvido por suas próprias memórias.

 

Bruna Pena (27 de outubro às 18h30)

A curitibana Bruna Pena é uma artista multifacetada: cantora, compositora, roteirista e diretora audiovisual. Seu currículo inclui passagens por diversas bandas, mas a partir de 2022, a artista inicia um projeto solo que combina sua experiência na música e no audiovisual, resultando em um som pop, cinematográfico e irônico. 

 

Tagua Tagua (27 de outubro às 20h30)

Felipe Puperi, que ficou conhecido por fazer parte da banda “Wannabe Jalva”, lançou ainda em 2017 o projeto musical “Tagua Tagua”. Durante sua experiência como músico individual, o artista já lançou dois discos, sendo o “Tanto”, o mais recente deles. No álbum, Felipe traz uma frequência dançante em ritmo de neo soul.

 

Klüber (28 de outubro às 12h)

Klüber canta, compõe, toca piano e se experimenta em outros instrumentos. Residente em Curitiba, colabora e troca com artistas da cidade como pianista e cantautora. Suas composições carregam influência substancial da música de concerto para piano, que se mescla a referências de rock alternativo, folk, música brasileira e pop. 

 

Kerodrama (28 de outubro às 17h30)

O duo Kerodrama, composto pelas DJs Camila Mori e Kerolyn Silveira, também conhecidas como fashion DJs, traz uma fusão de influências que incluem eletropop e disco/house. Elas se destacam pela originalidade em sets chics e energéticos. No seu portfólio artístico, destacam-se produções de trilhas sonoras para marcas nacionais renomadas, como Morena Rosa, Bauduco, Petite Jolie, Melissa, Zinco, Sicoob e Kings.

 

O Grilo (28 de outubro às 20h30) 

Fundada em 2017, O Grilo é uma banda formada em São Paulo, resultado da iniciativa de colegas do colégio e da faculdade de produzir música. Desde então, o grupo de indie rock e novo MPB já se apresentou no palco do Rock in Rio, viralizou no tiktok com o hit "Serenata Existencialista”, lançou um álbum e um EP. 

 

Rubia Divino (29 de outubro às 12h)

Uma das vozes mais interessantes da cena musical atual, Rubia Divino mescla jazz, música contemporânea, afrobeat, samba e maracatu em sua rica tapeçaria sonora. Suas letras exploram um universo diaspórico e feminino em potência, reimaginando temas da cultura afro-brasileira através da arte. Mulher, negra e periférica, ela tem reunido em seu trabalho, e 13 anos de carreira, música e resistência. 

 

Peci (29 de outubro às 15h)

PECI mescla ritmos brasileiros com pop eletrônico, abordando temas como perseverança, amor e festividade nacional em suas canções. O artista, antes conhecido como Pedro Cini, gosta de celebrar o Brasil e sua beleza e alegria na música.

 

Lou Garcia (29 de outubro às 18h)

A baiana de 22 anos define seu estilo como indie room, criando composições íntimas com atmosfera retrô, e melodias contemporâneas. Seu álbum de estreia “KARUMA” é  centrado no conceito do carma, e reinterpreta a emoção da tristeza, mostrando que essa é parte essencial da vida.